Casamento na Praia

Imagem1
Curso A a Z Gestão de Eventos na Prática
16 de janeiro de 2017
Mostrar tudo

Casamento na Praia

beach

Começo de ano, novos sonhos, novas ideias. A hora exata para escrever sobre um tema que encanta não apenas aos noivos, mas sim, a todos os convidados.

Antes de mais nada, precisamos entender que um casamento na praia, apesar de fascinante, supõe saber prever e, de certo modo, lidar com imprevistos.

O cenário é deslumbrante: a areia branca e o azul do céu. Entretanto, não há nada mais temerário que um casamento totalmente ao ar livre. whois directory . Por isso, há quem se previna contra uma mudança brusca de clima, ou mesmo o calor excessivo, alugando grandes tendas para colocá-las na areia ou, ainda, contando com o espaço de um hotel ou pousada.

Não se preocupe com os custos, pois estes não diferem de qualquer outro tipo de casamento, podendo até ser menores, uma vez que, em tese, não se paga nada para casar-se na areia da praia, ainda que seja recomendado informar-se sobre licenças ou proibições da prefeitura da cidade de sua escolha para evitar aborrecimentos.

Se a praia escolhida for pública, além de levar em consideração que não estarão livres dos olhares mais curiosos, é prudente informar-se com o órgão responsável sobre os requisitos, como licença ou alvará para uso do espaço, fiscalização, leis e encargos. Alguns locais públicos exigem previa autorização e descrição de todo o equipamento que será utilizado no dia do evento, desde os instrumentos musicais ao alimento que será servido.

Você escolheu uma praia mais afastada? Vale, então, pensar na possibilidade de alugar vans para transportar seus convidados até o local da cerimônia.

Dê atenção especial ao horário em que ocorrerá a cerimônia. Pela manhã, apesar da brisa, o calor excessivo pode ser um incômodo. Exatamente por isso, muitos casais optam pelo fim da tarde, com direito ao pôr-do-sol nas fotos, ou à noite, lembrando um belo luau, com direito a tochas na areia.

 Um segredo é ser flexível! Lembre-se que, mesmo que você tenha planejado tudo com muita antecedência, existem coisas que não podem ser controladas. Portanto, não é de causar preocupação que sua cerimônia necessite ser atrasada por algumas horas em caso de chuva.

Definida a praia, seja um bom anfitrião para seus convidados! Pesquise os preços de pousadas e hotéis próximos ao local da celebração, pois muitos deles certamente oferecerão pacotes mais econômicos em virtude da quantidade de hospedes. Indicações de alguns serviços, como salões de beleza, lojas de aluguel de trajes e, inclusive, pontos de taxi, são sempre bem-vindas. E, claro, avise seus convidados com o máximo de antecedência!

Embora estejam se popularizando, casamentos na praia ainda são novidade para muitos convidados. Por isso, é fundamental que os noivos indiquem no convite qual traje deve ser usado no evento: para eles, o social sem gravata, com calça camisa e blazer; para elas, vestidos curtos ou médios, lisos ou estampados.

O traje da noiva é um capítulo à parte! Algumas dicas simples são evitar brilhos e salto agulha, além de véus muito longos, que não combinarão com vento e areia.

O convite pode ser tradicional ou temático. Que tal garrafinhas com pergaminho dentro?

As lembrancinhas: sandálias personalizadas, garrafinhas de água mineral ou aromatizadas para matar a sede, velinhas em conchas ou barquinhos com os nomes dos noivos e a data que podem ser encontrados à venda em qualquer feira de artesanato da sua região.

A Decoração, em estilo mais despojado, sempre levando em consideração o gosto dos anfitriões. Entretanto, lembre-se de escolher flores que sejam mais resistentes ao sol forte, para que não murchem rapidamente.

Ao pensar no cardápio, lembre-se que estaremos em um ambiente natural e que, dependendo do horário, pode ser muito quente. Portanto, frutas, sucos naturais, águas aromatizadas, sorvetes e frutos do mar são boas dicas para uma montagem leve e saborosa.

Se a cerimônia terminar próximo ao horário do almoço ou jantar, nossa sugestão é aproveitar o clima e a leveza da praia para servir um prato principal a base de peixe, sem se esquecer de preparar uma segunda opção à parte. Preparar uma mesa de frutas ricas em água é uma excelente ideia, pois une sabor a uma decoração natural incrível.

Sua cerimônia ocorrerá à tarde? Lembre-se que o clima, provavelmente, estará bem quente e, portanto, exige algo bem leve. Preparar um brunch para seus convidados é uma ótima ideia: petiscos, salgadinhos e um bom coquetel serão perfeitos para esse horário.

Independente do horário, escolha as bebidas de sua preferência, lembrando de dispor de variedade para agradar a todas as idades. O clima praiano nos possibilita servir drinks que surpreenderão aos convidados, com muitas cores e criatividade! Drinks refrescantes como batidas de frutas, sucos naturais, champanhe, cerveja e caipirinhas são a preferência nacional.

O bolo de casamento é muito mais que um alimento, sendo parte da decoração. As possibilidades são infinitas! O bolo pode seguir o mesmo estilo da decoração, combinar com o buque, utilizar elementos da praia (estrelas do mar ou conchas em material comestível) ou ser decorado com flores tropicais. Use sua criatividade e aproveite para surpreender no sabor: coco, abacaxi e limão são sabores súper indicados para um bolo de casamento na praia.

Estas foram as dicas desta matéria. Espero que tenham sido úteis!

Beijos, até a próxima!